Como um advogado pode te ajudar no seu BPC?
- Lucas Falcão

- 4 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2022

O BPC é um benefício de caráter assistencial que apesar de não necessitar de contribuição, é fiscalizado/ administrado pelo INSS. Sendo assim, ele deve ser requerido administrativamente pelo portal MeuINSS ou nas agências.
Diante disso, não é obrigatório o auxílio de um advogado, porém poderá ajudar, e muito, a pessoa a conquistar um benefício tão importante em um momento crítico de sua vida.
Leia completo para entender melhor como um advogado pode te ajudar no seu BPC.
Um bom advogado, devidamente habilitado, poderá aumentar suas chances de conseguir o seu BPC, uma vez que possui o acertado conhecimento sobre:
01. Se o cliente tem direito aquele benefício
O profissional fará um raio-x da sua situação previdenciária e/ou assistencial e verificará se você possui os requisitos para o benefício, como a comprovação da condição de idoso (possuir 65 anos de idade ou mais) ou ser portador de deficiência, com existência de impedimentos de longo prazo (mais de dois anos), podendo ser de natureza física, metal, intelectual ou sensorial.
De forma cumulativa, deve-se satisfazer o critério financeiro em que é necessário comprovar a composição da renda per capita familiar inferior a ¼ do salário mínimo, bem como, estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
02. Ajudar a você a ter uma documentação completa
Ter uma boa documentação garante uma melhor análise realizada pela perícia do INSS, principalmente por se tratar de um benefício que carece de diagnóstico médico.
Nesse sentido, o advogado irá organizar e anexar a documentação em ordem cronológica. Isso, inclusive, auxiliará o perito na hora da avaliação médica.
Além disso, o profissional saberá quais documentos têm mais chances de o INSS considerar como importantes, exatamente pela prática previdenciária do dia a dia.
Portanto, contar com o auxílio do advogado previdenciária será essencial na hora de ajeitar a sua documentação.
03. No acompanhamento processual
Após efetuar o requerimento administrativo no INSS, poderão ser marcadas perícias médicas, perícias sociais, cumprimento de diligências e exigências, sendo o auxílio de um advogado bastante proveitoso na prevenção de erros que possivelmente atrasariam a análise do requerimento.
04. Assistência Judicial
Apesar de todo a organização burocrática durante o trâmite administrativo, ainda existe a possibilidade de indeferimento. Nesta ocasião, é possível que seja necessário impetrar um recurso administrativo ou uma ação judicial.
Nesta segunda, é obrigatório o auxílio de um advogado habilitado para buscar a melhor maneira processual de ter a concessão do benefício.
Portanto, é de suma importância o auxílio de um advogado durante todo o processo para a concessão de um benefício.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato pelo nosso WhatsApp.




Comentários